8 de setembro de 2014

Resenha: Simplesmente Ana

Carvalho, Marina. Simplesmente Ana, 2013.

Você já quis que a Disney criasse uma princesa brasileira? Bom, a Disney ainda não criou, mas a Marina já. Ana Carina Bernardes é uma estudante de direito em Belo Horizonte e é princesa da Krósvia, um pequeno país na Europa.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Ana descobre que é filha de Andrej Markov, rei da Krósvia, depois que o mesmo a procura pelo facebook em uma visita ao Brasil. Olívia, mãe de Ana, se relacionou com Andrej durante um intercâmbio na Inglaterra. Para Olívia, o atual Rei era somente um intercambista da Krósvia. Eles namoraram até que Andrej teve que viajar, Olívia descobriu que estava grávida e voltou ao Brasil. Segundo a mãe de Ana, o pai pulou fora assim que soube da gravidez, seria isso mesmo? Ana entende tudo depois que seu pai explica, mas ainda é difícil digerir que é uma princesa.

“- Você pode bisbilhotar mais depois - prosseguiu ele, agora, sim, deixando-me indignada. Como assim, bisbilhotar? 
- O que disse? - engasguei
Ele só balançou a cabeça e me pegou pelo braço, guiando-me pela porta afora. Não sou nenhuma leitora de linguagem não verbal, mas podia jurar que o cara bonito estava detestando a função de me levar até meu pai.”

Ana apaixona-se pela Krósvia, mas enfrenta alguns problemas no país do pai. Primeiro ela não fala krosvi, a língua oficial do país. Segundo, o filho postiço de Andrej, Alexander, não larga do seu pé… E também tem aquele sonho que insiste em si repetir, o que será que ele significa?

“- Está na hora de voltar?
- Não. Está na hora de você tentar.
Não entendi, de verdade. Tentar o quê, minha mãe? Falar krosvi? Pilotar a moto dele? Beijá-lo?"

Os personagens do livro eu queria que fossem reais… Estela, melhor amiga de Ana, é uma piada, Olívia é como uma amiga e ótima cozinheira, Vovó Nair, Vovô Felisberto, Tia Marieva, Luce, Luka e Giovana são adoráveis. A comida de Karerina eu desejo provar e trabalhar com Irina deve ser tudo de bom, eficiência para qualquer serviço. Ah, também tem o Alexander e a Nome de Cachorro, quer dizer, Laika. Tá bom, a Laika pode continuar só nas páginas…

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Apaixonei-me por esse mundo criado por Marina, queria fazer as malas e passar uma temporada na Krósvia, pena que não é possível… Amo que a escrita de Marina retrata tão bem os mineiros e suas expressões, trazendo mais autenticidade e proximidade do leitor com o enredo. A boa notícia é que ainda teremos a companhia de Ana e Alex por mais duas edições!


Classificação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário