13 de outubro de 2014

Resenha: O Livro das Princesas

Cabot, Meg; Pimenta, Paula; Kate, Lauren; Barboza, Patrícia; O Livro das Princesas, 2013.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

O livro é uma coletânea de contos modernos baseados nas histórias das princesas da Disney. Meg Cabot recontou a história da Bela e da Fera no conto “A Modelo e o Monstro”, Paula Pimenta trouxe a Cinderela para o mundo atual em “Princesa Pop”, Lauren Kate adaptou a história da Bela Adormecida em “Eclipse do Unicórnio” e Patrícia Barboza deu um novo contexto para Rapunzel em “Do alto da Torre”.

A Modelo e o Monstro, Meg Cabot

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Meg transformou Bela em Belle, uma modelo reconhecida no mundo atual. Todo o conto acontece no cruzeiro “Enchantment of the Sea", onde Belle, a meia irmã Penny, o pai e a madrasta comemoravam a lua de mel dos pais. Já no primeiro instante no cruzeiro, Belle avista uma homem em uma cabine no alto do navio. O Sombrio Misterioso, como Belle o apelida, não parava de encará-la, porém ela não conseguia ver seu rosto por sempre estar na sombra. Com o desenrolar do conto, Belle conhece o Sombrio Misterioso e o resto eu não posso contar, senão perde a graça…

O castelo vira cruzeiro, a feiura do monstro vira queloide, a tímida Bela vira modelo… Achei legais as adaptações feitas por Meg Cabot, mas esperava mais da autora. O conto é bom, mas, na minha opinião, faltou algo…

Princesa Pop, Paula Pimenta

Leio na Rede, Gaby Monteiro

A autora brasileira transformou Cinderela em Cíntia, uma adolescente que mora com sua tia, enquanto sua mãe está no Japão. Seus pais são separados e seu pai se casou novamente, com a mulher que ele já mantinha relações enquanto estava casado com a mãe de Cíntia! A garota é DJ nas horas vagas, DJ Cinderela, e sempre está usando all star. O nome DJ Cinderela surgiu de uma confusão em uma das festas em que tocava, ao ser apresentada como DJ Cíntia Dorella, o interlocutor de Cíntia, já bêbado, entendeu DJ Cinderela, e o nome pegou. 

Cíntia é chamada para tocar em uma festa de 15 anos, coincidentemente é a festa de suas irmãs por parte de pai. Nesta festa, a banda do Fredy Prince também é chamada para tocar e as opiniões de Cíntia sobre o cantor mudam bastante depois daquela noite…

Como todas as histórias de Paula, esta é fofa. A autora pensou em todos os detalhes: sapato de cristal é na verdade um All Star, o papel da fada madrinha é dividido pela mãe e pela tia, a madrasta continua horrenda como no conto original… Enfim, a adaptação ficou muito boa!

Eclipse do Unicórnio, Lauren Kate

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Este foi o conto que menos gostei, achei que a autora fugiu do propósito do livro, pois ao adaptar a história da Bela Adormecida, Lauren manteve a magia, assim não modernizando o conto totalmente. Nesse conto conhecemos Talia e Percy. Talia é uma princesa que adormece há muito tempo... A história de Talia é basicamente a história da Bela Adormecida. Já Percy é um garoto comum que, em uma viagem à Europa com a escola, encontra um castelo antigo, bem antigo. Lá encontra um unicórnio, fica encantado e é envolvido pela magia... O resto não posso contar, senão daria spoilers, mas acho que já deu para ter uma ideia geral da história. Achei sem noção o conto, a magia e o unicórnio não me convenceram e a adaptação não torna o conto possível. O livro Princesa Adormecida de Paula Pimenta apresenta uma adaptação mais próxima da realidade para a história da mesma princesa.

Do alto da Torre, Patrícia Barboza

Leio na Rede, Gaby Monteiro

O último conto do livro me surpreendeu. A autora, também brasileira, tornou a história da Rapunzel algo verossímil para os dias atuais. A torre deu lugar a uma prédio gigante e a bruxa má à Laura, uma madrinha extremamente preocupada e controladora. Camila mora com Laura, pois seus pais faleceram em um acidente de carro quando a menina tinha 8 anos. No testamento estava claro que Laura devia criar a garota. Quando completou 11 anos, Camila ficou muito doente, e religiosa que é, Laura fez uma promessa. Se Camila sobrevivesse  ela não cortaria o cabelo da menina até que a garota completasse 15 anos. Por isso, Camila tinha cabelos muito longos e era chamada de Rapunzel.

Com a ajuda do amigo Pedro, Camila grava vídeos para o youtube nos quais está fantasiada e atende pelo nome de Mila Tower, uma cantora. Seus vídeos fazem o maior sucesso na escola e claro que ninguém sabe que Camila é Mila. Bom, a história se desenrola contando o dia a dia de Camila e o final é bem legal, principalmente o fim que tiveram suas madeixas.

Leio na Rede, Gaby Monteiro


Por fim, a coletânea é interessante e ressalto os contos das autoras nacionais que são os meus preferidos. Agora tenho que ler O Livro dos Vilões e descobrir como Cecily Von ZiegesarCarina Rissi, Diana Peterfreund e Fábio Yabu adaptaram as histórias dos personagens odiados pelas crianças.

Um comentário:

  1. amei o ultimo conto, simplismente me apaixonei pela historia

    ResponderExcluir