4 de janeiro de 2016

Resenha: Fangirl

Rowell, Rainbow. Fangirl, 2014.

O livro narrado em terceira pessoa aborda a vida de Cather e Wren, irmãs gêmeas que moram em Omaha e estão no primeiro ano da faculdade em Lincoln.

Apesar da narração ser em terceira pessoa, todos os fatos são centrados em Cath e em sua perspectiva, assim, durante a leitura até se esquece que a narração não é de Cath. Cather é viciada na famosa série de livros de Simon Snow e é a escritora de uma das mais famosas Fanfictions sobre a série.

Fanfictions são histórias que os fãs escrevem envolvendo ídolos ou personagens queridos colocando-os em situações novas e diferentes. E é exatamente isso que Cath faz com Simon e Baz no Mundo dos Magos. 

Leio na Rede, Gaby Monteiro


Apesar de serem gêmeas, Cath e Wren são bastante diferentes, enquanto Wren vive a experiência da faculdade e sai para festas, Cath prefere ficar em seu quarto escrevendo. Enquanto Wren faz amigos, Cath se contenta em conversar somente com sua colega de quarto, Reagan, o namorado de Reagan, Levi, sua irmã Wren e Nick, o parceiro de escrita na matéria de faculdade.

Os pais das garotas são separados e a mãe as abandonou enquanto elas ainda eram crianças. Esses fatos acrescentam para a narrativa um drama e problemas que não são tão desenvolvidos ou explorados. O livro todo me pareceu superficial, vivemos com Cath seu dia a dia escolar, acompanhamos seus textos sobre Simon Snow e vemos o mundo por suas lentes. Os personagens são bem construídos, mostrando o potencial da escritora, porém o desenvolvimento dos dramas e dos conflitos poderia ter sido maior, tornando a obra mais significativa e não somente um passa tempo. A história começa “do nada” e também termina dessa forma, é como se um dia vamos dormir vivendo com Cath e na manhã seguinte ela desistiu de compartilhar sua vida conosco.

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Créditos na imagem

No início de todos os capítulos encontramos um trecho de um dos livros ou de uma das fanfics de Cath sobre Simon Snow. Entendo que esses trechos deveriam fazer alguma analogia ao que está prestes a acontecer no capítulo, porém isso não acontecesse aqui, ficando solta a história de Simon Snow, um personagem fictício. Além disso, alguns capítulos tem duas ou três páginas com a história que Cath escreve sobre o personagem, sendo todas referentes a esse outro universo fictício que não conhecemos. Dessa forma, essas partes são totalmente desnecessárias para o leitor que não entenderá a história de Snow. Confesso que essas páginas eu pulei e não me fez nenhuma falta para a leitura total.

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Créditos na imagem

Por fim, é uma boa leitura leve, sem nenhum drama ou tema muito pesado para ser desenvolvido, uma leitura para relaxar e se apaixonar por pequenos detalhes de cada personagem. Li o livro principalmente pela autora, que fez tanto sucesso com Eleanor e Park e despertou meu interesse para conhecer sua escrita. Esta foi a primeira obra de Rainbow Rowell que li e confesso que me decepcionei um pouco, esperando algo grandioso. Ainda quero ler Eleanor e Park e conhecer o livro que tornou a escritora uma bestseller.


Classificação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário