27 de maio de 2016

Entrevista: Paula Pimenta - parte 1

A entrevista de hoje é com a escritora mineira que já ultrapassou a marca de 1 milhão de livros vendidos! Confira o que Paula Pimenta falou sobre o mundo literário e suas expectativas como escritora!

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Leio na Rede: De onde surgiu a vontade de ser escritor?
Paula Pimenta: Eu sempre gostei de Português no colégio, adorava fazer redações… Na época do vestibular, resolvi fazer Jornalismo, para profissionalizar esse amor pela escrita. Mas logo no começo do curso, eu me decepcionei. Descobri que eu não queria relatar os fatos imparcialmente e, sim, colocar emoção nas linhas. Os meus professores, ao lerem as minhas matérias jornalísticas, perguntavam se eram crônicas. Foi quando eu descobri que era aquilo que eu queria, me colocar dentro da história, opinar, criar. E, por isso, acabei transferindo de curso, para poder ser mais criativa. Me formei em Publicidade e Propaganda. Mas foi com “Fazendo meu filme” que eu realmente descobri que o que eu mais gosto de escrever são romances.

Leio na Rede:  Você teve incentivo familiar para seguir essa profissão tão difícil?
Paula Pimenta: Sim, meus pais sempre me incentivaram. Meu pai bancou o meu primeiro livro (Confissão, um livro de poemas que depois foi relançado pela editora Gutenberg) e a minha mãe até hoje é a primeira a ler tudo que eu escrevo.

Leio na Rede: O que te inspira a escrever?
Paula Pimenta: Tudo! Comecei a escrever romances baseando em fatos da minha própria vida, mas atualmente estou sempre atenta, tudo pode render uma nova história.

Leio na Rede:  O que você pensa do cenário literário nacional atual?
Paula Pimenta: Acho que finalmente os leitores e as editoras descobriram que os autores nacionais podem ser tão bons quanto os internacionais. As portas estão se abrindo cada vez mais para novos autores e isso é muito importante. Quando comecei sofri muito preconceito, apenas por ser brasileira. Eu via, por exemplo, uma leitora indicando meu livro em alguma rede social e a amiga dela dizia: “Ah, mas é nacional?”, como se isso desmerecesse o livro.

Leio na Rede, Gaby Monteiro

Leio na Rede:  Qual sua visão dos livros dos famosos youtubers?
Paula Pimenta: Devemos incentivar qualquer forma de leitura. Desde que a pessoa escreva bem e realmente tenha algo a acrescentar, acho que é válido.

Leio na Rede:  O que mais te encanta no mundo literário?
Paula Pimenta: Saber que estou incentivando tanta gente a ler. Diariamente recebo recados de leitores me contando que não gostavam de ler até terem contato com os meus livros... E que a partir deles começaram a ler de tudo!

Leio na Rede: O que mais te irrita nesse universo?
Paula Pimenta: A pressão. Hoje em dia eu não sou dona apenas da minha vida, mas da vida dos meus personagens também... Os leitores e as editoras me cobram a continuação das histórias, mas às vezes o livro que eu quero escrever é outro...

Leio na Rede: Qual foi a melhor experiência vivida após a publicação de seu primeiro livro?
Paula Pimenta: Acho que a fase de escrita do Fazendo meu filme 2 foi maravilhosa, pois foi a primeira vez que eu estava escrevendo algo que sabia que seria lido, que seria publicado.

Leio na Rede:  Você se surpreendeu com o feedback dos leitores?

Paula Pimenta: Muito! Quando lancei meu primeiro livro pensei que apenas as minhas amigas iam gostar, lembrando da nossa adolescência. Não imaginei que eu fosse atingir os adolescentes de hoje. Com isso acabei descobrindo que essa fase é igual em qualquer geração. Pode até mudar a moda e a trilha sonora, mas os sentimentos e descobertas são os mesmos.

Fique ligado no Leio na Rede para a parte 2 da entrevista, na qual Paula fala sobre processo criativo, adaptações cinematográficas de seus livros e o intercâmbio com as leitoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário