20 de agosto de 2015

Resenha: De Olhos Fechados

Rocha, Lavínia. De Olhos Fechados, 2014.


O livro é narrado por Cecília, uma garota cega de 15 anos. Ceci recebe papéis beijes misteriosos com mensagens com informações soltas e algumas ameaças em braile e quando as lê uma imagem surge em sua mente. Ela decidiu que ignorar seria a melhor escolha e escondeu esses acontecimentos de seu pai, sua irmã Luna e sua melhor amiga Bianca.

Para complicar ainda mais sua vida, o garoto novo da escola, Tiago, não para de tentar se enturmar e Ceci não está a fim de que o menino se aproxime somente por pena ou obrigação de ser legal com a menina cega da sala. Mal sabia ela que não era esse o motivo da aproximação de Tiago.


Leio na Rede, Gaby Monteiro


A narrativa é leve e divertida, com muitos diálogos que são possíveis de serem desenvolvidos em uma conversa entre dois adolescentes na escola. Lavínia retratou perfeitamente as aflições e as conversas dos jovens na esfera escolar e me diverti bastante com o humor de Tiago e Cecília.

A forma como Lavínia colocou Cecília também é ótima, quebrando todos os preconceitos, Ceci nos mostra como é ser cega e retrata diversas cenas comuns no dia a dia dos cegos que as pessoas acabam reproduzindo, demonstrando o preconceito, as vezes até sem perceber. É interessante também a forma como Cecília trata a própria condição, ela é bastante independente e também cabeça dura, porém não se exclui do preconceito, vencendo, durante a história, barreiras que ela mesma não aceita que tem.


Leio na Rede, Gaby Monteiro


Para deixar tudo ainda mais interessante, Lavínia colocou uma pitada de suspense na história com os papéis beijes e as mensagens estranhas. Amei essa parte do enredo e fiquei extasiada com a forma com que Lavínia conseguiu unir a história da cidade de Belo Horizonte com alguns de seus pontos turísticos e a história da família Silva Ortiz.

Mais uma vez a equipe da editora parceira D’Plácido está de parabéns com o trabalho com a capa,  que reúne diversos elementos extremamente relevantes para a história, e a diagramação interna que também está impecável. Este é o segundo livro da jovem escritora mineira e o primeiro que li da autora, já virei fã. Mal posso esperar para o próximo livro de Lavínia e posso dizer que Cecília, Tiago, Bianca e Luna já deixaram muitas saudades!

Classificação:

2 comentários:

  1. Esse é um dos melhores livros que eu já li na minha vida. E a parte do mistério me surpreendou totalmente pois eu não esperava. Conheço virtualmente a Lavínia e ela é uma das pessoas mais humildes e carinhosas que eu conheço. Com certeza eu vou continuar acompanhando sua carreira como escritora. <3

    PS: Amo seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavínia é muuuuito fofa e talentosa! Muito obrigada Gael, fico feliz que goste do blog! =D

      Excluir