15 de fevereiro de 2017

Resenha: Entre 3 Segredos

Rocha, Lavínia. Entre 3 Segredos, 2016

A continuação de Entre 3 Mundos nos coloca dentro desse universo de uma forma mais efetiva. Lisa e seus amigos conseguem voltar para o mundo meio mágico mas tem que explicar o desaparecimento deles para os colegas, família e os diretores do colégio Ruit. O problema é que eles não podem simplesmente falar que a Lisa é uma princesa e o ser mais poderoso do mundo mágico, isso causaria muito transtorno.

Para evitar mais problemas, Lisa paralisa o tempo e então ela, Dan, Sol, Nina e Marco começam a forjar provas para parecer que eles nunca saíram do colégio. Após pensar em todos os detalhes, Lisa usa sua magia e apaga o desaparecimento deles da memória das pessoas que estavam no mundo normal e no meio mágico e então volta o tempo ao normal.

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Foto: Gaby Monteiro

Lisa e seus amigos voltam a viver normalmente, dentro do possível e agora a protagonista tem que se dividir entre os 3 mundos, estudando no colégio Ruit e ficando com os amigos e Dan que agora é mais do que um amigo no mundo meio mágico. Visitando sua família no mundo Normal e indo ao castelo no Mundo Mágico para treinos de magia com sua mestre nada simpática Louina e aulas sobre a história e cultura do povo de Denentri.

Como se tudo isso já não fosse suficiente, Lisa descobre que o Norte e Sul mantém relações econômicas e tem alguma coisa muito errada acontecendo com o Sul. Além disso, eles estão atrás de alguém com um poder muito grande, capaz até de paralisar o tempo… No mundo mágico as coisas também não estão as mil maravilhas, a sociedade não simpatiza com Lisa por ela não ter sido criada na mesma cultura que eles e uma família tenta roubar o poder que está com a família de Lisa. 

Tentando conciliar suas relações pessoais com sua família do mundo normal, a família do mundo mágico, os amigos no mundo meio mágico e o namoro secreto com Dan, Lisa vai compreender que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades e que os mundos não são feitos de arco íris…

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Foto: Gaby Monteiro


O segundo livro ficou maior que o primeiro e mostra o amadurecimento dos personagens com as situações vividas. Esse volume foca muito mais em política, amizade e cultura. Além de mostrar mais cenas com as famílias e romance. E como é Lavínia, claro que tem um suspense no meio dessa mistureba de romance e fantasia.

Um ponto desse livro que eu adorei foi como no meio da história se discute preconceitos sociais. Não ficou nada forçado, Lisa vai errando e aprendendo durante o desenvolver do enredo, principalmente no grupo de discussões que ela participa na escola sobre consciência negra. Feminismo também é um tópico bem desenvolvido no livro, mas em nenhum momento os temas ficam autoritários e não parecem ter sido forçados na história, fluiu naturalmente.

Tenho que deixar aqui meu parabéns para Lavínia que fez um enredo muito bem elaborado e prende o leitor da primeira linha até o ponto final. E falando em ponto final o que são os últimos capítulos e o epílogo, senhor? Prepara o coração porque você vai precisar… Outra coisa muito legal é como ela retratou a cultura do mundo mágico, inventando uma nova língua, inclusive escrevendo gírias desse idioma, manias, convenções sociais, gestos típicos, ela pensou em tudo e ficou muito bom!

Leio na Rede, Gaby Monteiro
Foto: Gaby Monteiro

Normalmente, o segundo livro da trilogia é sempre o piorzinho né? O primeiro tem aquele carinho especial porque foi quando tudo começou e o terceiro sempre arrasa encerrando a história e acaba que o segundo fica meio apagadinho, normalmente é só enrolação… Mas não aqui, Entre 3 Segredos ficou muito bom e cada detalhe dele é importante para a história como um todo. Eu gostei mais desse volume do que do primeiro e acho que grande parte dessa minha escolha se deve ao fato de Entre 3 Segredos ter muitas tretas e muitos problemas e muita ação e reviravoltas e focar em outras coisas do que só em um romance ou em um dos mundos ou só na fantasia… Ele é realmente uma mistura de gêneros, de mundos e de assuntos e o resultado final ficou muito bom e gostoso de ler.

Com Entre 3 Segredos você vai rir, você vai desesperar, querer matar Lavínia por ter pensado em certas coisas, odiar uns personagens, amar outros, vocês já sabem como funciona. Deixo aqui também meu parabéns para equipe da Editora D’Plácido pelo trabalho na diagramação do livro e pro Gabriel Guano pela ilustração maravilhosa da capa. Diferente do primeiro livro, nesse as pausas de capítulo são ilustrações que situam o leitor em qual dos mundos a Lisa está e o que vai ser narrado acontecerá.

Eu gostei muito da leitura, que inclusive foi super rápida, e mal posso esperar para o último livro da trilogia e o encerramento dessa história. Ao mesmo tempo que quero muito, não sei se tô preparada.


Deixa aqui nos comentários se vocês já leram, o que acharam e com quem vocês acham que a Lisa deve ficar: Dan ou Petros. Eu voto Dan!

Classificação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário